Sino dos ventos

sábado, 12 de maio de 2012

DIA DAS MÃES


Dia das Mães!
Hoje mais uma vez escrevendo sobre isso. Aliás, as pessoas esperam que eu escreva algo pois diariamente posto minhas mensagens, entretanto hoje postarei meu texto de Dia das Mães um dia antes porque amanhã quero estar com a minha mãe e meus filhos. Pela graça  ainda tenho essa condição.
Este texto vai para todo mundo: mulheres, avós, mães, filhas, afilhadas, solteiras, casadas, homens, filhos, enteados, e até para as mulheres que nunca pariram.
Ser mãe é mais do que ganhar  presente no segundo domingo de maio e todos sabemos disso. Você que ainda tem a sua mãe perto sabe do valor que essa pessoa especial tem, ou talvez não. Talvez só vá descobrir quando ela não estiver mais aqui neste plano. Então, para que desperdiçar o tempo brigando, se afastando ou  deixando de compreender as mães? Minha avó dizia “pai qualquer um pode ser, mas mãe não tem jeito”. Que me desculpem os homens, excelentes pais, mas há um muito de verdade nisso. Ainda ontem vi uma matéria sobre mulheres solteiras que queriam ser mães e foram em um banco de sêmen , escolheram um tipo e geraram seus filhos, sem a presença do pai. É óbvio que não estou aqui dispensando a importância da paternidade. Tentem me entender. Muito mais natural crianças criadas sem pai, ou  com muita ausência dele do que sem mães e quando ocorre é muito mais difícil. Há pais por aí que são verdadeiras mães, mas são raros. Só as mães sabem a temperatura certa do  chá, só as mães sabem o  grau de febre sem termômetro só colocando as costas das mãos sobre nossas testas. Só mães sabem o tipo de choro do bebê e há, creiam, dezenas de motivos, e aposto que só a mãe de seu filho sabe o tipo de choro  do  seu filho. Só mães têm real aperto no coração e “sentem” quando um filho não está bem. A mãe é a primeira que se alegra ou até mais quando  há uma conquista de um filho. Mas também é a primeira que sofre suas dores querendo pra si todo martírio para que o  filho não sofra.
Eu já me desentendi muito com minha mãe. Gerações diferentes, histórias até parecidas, mas pontos de vistas diferentes, mas isso não maculou um milímetro do amor e da gratidão que tenho por ela. Ela é mãe um monte de vezes. Criou a mim e ao meu irmão sozinha, e ainda me ajuda a criar meus filhos até hoje, aliás, se eu não a seguro queria era cria-los sozinha...rs..rs. Danada a Dona Cleuza. Sem ela eu não sei oque seria de mim. Sem ela eu não saberia que tipo de mãe eu seria e me esmero em ser a melhor mãe do mundo tendo-a como exemplo. Aí  comecei  a entender que ser mãe não é só parir. É cuidar, se importar, compreender, sentir amor. Só mulheres têm esse dom incondicional, mais uma vez me desculpem os homens. Por isso, até a vocês, amigas que não têm filhos, é dia de vocês também, porque nasceram mães, gerando ou não.
A maternidade é algo mágico. E aquele velho jargão de que “só quando se é mãe que se entende” tem lá seu lado  verídico, entretanto, àquelas que não puderam, não quiseram ser mães ou até mesmo tiveram seus filhos afastados por algum motivo, ou até mesmo os perderam neste plano, saibam que a essência da maternidade vive em cada uma da mesma forma porque a Grande Mãe Natureza assim se manifesta. Ela dá a nós, mulheres, o dom e o usamos como quisermos e o exercitamos de acordo com nosso destino e nossas escolhas.
Neste dia das Mães, perdoem, relevem, abracem, papariquem, procurem uma mãe sem filho se você for um filho  sem mãe e dê um pouco de amor. Amanhã é um dia de mais amor do que  presentes, porque presentes se compram a qualquer momento.
Falar sobre maternidade muito me emociona e quem me conhece sabe disso porque exerço minha graça da melhor forma que posso. Até acabo sendo pretensa mãe de quem se aproxima de mim: as amigas da minha filha, namorados dela, amigos e namoradas do meu  filho, vizinhos, clientes que muitas vezes só conheço por telefone ou pelo site que trabalho. Me sinto  mãe demais e essa integração  faz de mim uma mulher que realmente acredita na magnitude da Grande Mãe. Eu a entendo e a respeito perfeitamente.
Em especial quero agradecer à minha mãe, Dona Cleuza, que é a mulher mais incrível que eu  conheço. Tem um jeito  de matrona, mandona, rude, mas é só fachada, ela sempre está ao meu lado, ao lado de meu irmão, de meus filhos e de quem mais vier quando se precisa dela. O coração da minha mãe é um vulcão  em eterna erupção de generosidade, amor e doação.
Obrigada, mãe por me tornar quem eu sou, apesar de imperfeita, uma eterna aprendiz e grata diariamente pelo dom da vida que você tão  jovem me deu.
A todos, um Feliz dia das Mães e especialmente à minha mãe e a mim um dia como  todos os domingos: com alegria, pequenas discussões tolas, abraços, risadas, e amor....amor tanto que transborda do peito e muitas vezes vaza pelos olhos.

Mãe, eu amo você. Mãe eu amo ser. Grande mãe, sou abundantemente  grata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário