Sino dos ventos

terça-feira, 3 de junho de 2014

A voz embarga, os dedos que digitam estremecem imprecisos numa mistura de raiva, espanto e inconformismo.
Achei que não fosse me manifestar sobre esta Copa, mas conversando com algumas pessoas eu  me dei  conta definitivamente de que somos mesmo um bando  de idiotas. Ouvi ou li a frase do  Kajuru ( aquele chato polêmico..rs) que faz todo o  sentido: “A Seleção  Brasileira vai ganhar a Copa, mas o  Brasil já a perdeu há muito tempo”
Repetitiva? Sempre. Indignada? Bastante. Impotente? Completamente.
A Copa das Copas vai deixar um “rombo” jamais visto na história de nosso país que é o país só  do  futebol, claro. Este não é o país dos índios que são os verdadeiros donos destas terras; não  é o país dos estudantes nem dos professores que não  se respeitam mais; não  é o país das doenças como a  dengue sendo  facilmente combatida em qualquer país de terceiro  mundo, menos aqui.  Este é só o país do  futebol... não é o  país dos transportes exemplares, das obras úteis e sem superfaturamento, não  é também o  país dos hospitais modelo, não...este também não é o  país dos que não  têm onde morar e muitos ainda não  têm sequer o  que comer.
Mas este é o país do  futebol, o mesmo  país dos Lalaus, Dirceus, Lulas, do tráfico a céu aberto, da banalização da vida, da desigualdade absurda, do preconceito de raça, cor, credo, idade e de tudo que se possa imaginar. Este é o país em que cuecas são  recheadas de dinheiro e jatinhos não transportam órgãos para transplantes, mas transportam drogas com facilidade.
Mas, já  que este é o  país do  futebol  e, sendo  assim todo o  resto é esquecido durante o “transe” dos jogos, eu desejo  que realmente a Seleção faça por onde toda essa palhaçada. A impressão  que tenho  é a de que o Brasil é aquele  amigo  que não tem onde cair morto, mas é orgulhoso demais para reconhecer que precisa de ajuda.  Hipócritas nascem neste país feito mato. 
Pensem e não  desistam de desejar um Brasil melhor. Aliás ele sempre esteve em nossas mãos, nós é que subestimamos nosso próprio poder. Eleições vêm aí. Difícil escolher alguém incorruptível, honesto, disposto...mas as atitudes erradas servem para nos ensinar a não  repetir algo  de que vamos certamente reclamar tarde demais.
Então o  que nos resta e nos assentar e apreciar o  espetáculo:
PANIS ET CIRCENCIS


BOA NOITE!!!!

PS: No dia em que o  povo acordar os governantes não  conseguirão dormir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário