Sino dos ventos

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013


CARNAVAL, FESTA PAGÃ?
A história do carnaval é interessante, vejam

O carnaval é uma festa que se originou na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C.. Através dessa festa os gregos realizavam seus cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção. Posteriormente, os gregos e romanos inseriram bebidas e práticas sexuais na festa, tornando-a intolerável aos olhos da Igreja. Com o passar do tempo, o carnaval passou a ser uma comemoração adotada pela Igreja Católica, o que ocorreu de fato em 590 d.C. Até então, o carnaval era uma festa condenada pela Igreja por suas realizações em canto e dança, que aos olhos cristãos eram atos pecaminosos.
A partir da adoção do carnaval por parte da Igreja, a festa passou a ser comemorada através de cultos oficiais, o que bania os “atos pecaminosos”. Tal modificação foi fortemente espantosa aos olhos do povo, já que fugia das reais origens da festa, como o festejo pela alegria e pelas conquistas
O QUE É PAGÃO?
A palavra pagão vem do latim pagani, que significa "morador do campo, que vive no/do campo". Essa atribuição foi dada pela Igreja Católica para identificar aqueles que ainda moravam no campo.

Essas pessoas dependiam do cultivo da terra para a sua sobrevivência, e por esse motivo celebravam as épocas das colheitas, com mitos envolvendo cada lugar ou cultura. Seu cotidiano não estava desvinculado de sua religiosidade.

Assim, a Terra, para eles, era sagrada, e diversas celebrações da Natureza marcavam tais povos. Por esse motivo os pagãos foram identificados como sendo o nome dado àqueles que ainda praticavam a Antiga Religião. Ou seja, que não eram católicos ou batizados, mas o significado literal do termo não comprova como a definição vai muito além disso.
Qual a relação entre Bruxaria e Paganismo?

A Bruxaria engloba um conjunto de crenças pagãs. Como já foi visto, o paganismo é o nome dado às práticas ligadas à sacralidade da Terra. Assim é com as Bruxas.

As Bruxas observam os ciclos da Natureza e buscam uma compreensão maior "daquilo que não pode ser dito", que é a essência de todas as coisas. Dessa forma, aprendemos como agradecer por tudo o que a Natureza nos oferece, e a melhor forma de fazer isso é através das celebrações

Agora vamos aos esclarecimentos. Nós, bruxas não consideramos o Carnaval uma festa pagã ou  relacionada às nossas atividades. Espero que isso tenha sido  esclarecido para alguns.
Beijos encantados.

Blessed Be )O(


Nenhum comentário:

Postar um comentário